Integração entre favelas e emoção de atleta olímpico marcam a abertura dos Jogos da Rua



Categoria: | Publicado em 02/08/2014

Cerimônia realizada neste sábado, na sede da Central Única das Favelas (Cufa) teve recado emocionado do ídolo de Taekwondo Diogo Silva e um show de cidadania entre os participantes das 32 comunidades do Rio de Janeiro

 

Em um misto de animação, alegria e orgulho foi dada a largada oficial para os Jogos da Rua. A cerimônia de abertura, realizada, neste sábado, na sede da Cufa, em Madureira reuniu cerca de 600 moradores de diferentes comunidades do Rio de Janeiro e deu uma lição de cidadania. O auge da celebração ficou por conta do ritual de acendimento da pira olímpica, liderado pelo atleta olímpico de Taekwondo Diogo Silva, padrinho do evento.

 

A cerimônia durou cerca de duas horas, e foi conduzida pela diretora da Cufa Nega Gizza. Cada uma das 32 comunidades foi representada por uma delegação de aproximadamente 20 pessoas, que enfileiraram-se em frente ao palco para ouvir o discurso emocionado e inspirador do ex-campeão panamericano e quarto colocado na Olimpíada de Londres.

 

O esporte é muito importante para a sociedade. Vivemos um momento muito difícil, todo mundo está acompanhando essa guerra no Oriente Médio, onde milhares de vidas são perdidas devido diferenças religiosas. Aqui no Brasil estamos acostumados a ver guerras entre favelas, e assim como as Olimpíadas servem para chamar a atenção sobre essas causas mundiais, os Jogos da Rua servem também para integrar os moradores de diferentes comunidades e levar a paz para esses locais, afirmou Diogo Silva.  

 

O evento ainda teve algumas demonstrações do que está por vir. Praticantes de basquete de rua, capoeira, futebol free style e passinho se apresentaram e arrancaram aplausos do público presente. As primeiras disputas dos Jogos da Rua acontecem a neste domingo, com a primeira fase da Amarelinha. A competição será realizada na própria sede da Cufa, sob o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira.

 

Ao todo os participantes disputarão 21 modalidades esportivas e lúdicas como: Amarelinha, Batalha de B.Boys, Batalha do Passinho, Basquete de Rua, Capoeira, Corda, Dominó, Estilingue, Futebol de Botão, Futebol Free Style, Golzinho de Rua, Malha, Pau na Lata, Peteca, Pião, Pipa, Queimado, Skate, Sinuca, Sueca e Totó. A equipe que acumular o maior número de medalhas ao término da competição ganhará o prêmio Favela de Ouro 2014.

 

Bolão dos Jogos da Rua

 

Com o intuito de agregar ainda mais adeptos ao evento, a Cufa lançou um bolão, no qual os 15 melhores colocados serão premiados com pares de chuteiras. Para participar é simples: basta se cadastrar no site oficial do evento (jogosdarua.com.br) e dar seu palpite sobre quantas e quais medalhas cada favela irá ganhar.

 

Sobre os JOGOS DA RUA

 

Produzido pela CUFA, com patrocínio da FedEx, os Jogos da RUA são competições poliesportivas a serem disputadas exclusivamente por moradores de favelas. Inspirado no sonho olímpico, o evento valoriza as atividades esportivas e lúdicas consagradas nesses territórios, atribuindo-lhes status de esporte olímpico, dando oportunidade aos moradores jovens, adultos e idosos de reviverem, por meio de algumas modalidades, momentos de diversão e cooperação vividos na infância.

  

Sobre a CUFA

 

A CUFA – Central Única das Favelas do Rio de Janeiro – é uma organização sem fins lucrativos que, ao longo dos seus 10 anos de história (completados em 2009) realiza um trabalho de inclusão social por meio de iniciativas de caráter educacional, cultural, recreativo, desportivo e de promoção da cidadania.

 

Entre as suas atribuições está a promoção de complementos educacionais visando a difusão de idéias, conceitos e métodos que visem a ampliação da criatividade, da sensibilidade, da consciência crítica dos valores culturais brasileiros, da flexibilização da sociedade e da interação da pluralidade cultural brasileira.

 

Clique aqui e confira as fotos do evento.

 

Modalidades
Amarelinha Estilingue Pião
Basquete de Rua Futebol de Botoão Pipa
Batalha de B. Boys Futebol Free Style Queimado
Batalha do Passinho Golzinho Sinuca
Capoeira Malha Skate
Corda Pau na Lata Sueca
Dominó Peteca Totó

Contato: contato@jogosdarua.com.br
Redes Sociais




Copyright © 2014 - Jogos da Rua, todos os direitos reservados.