Como funciona

É uma espécie de futebol de mesa. O jogo é inspirado numa partida e futebol que consiste em manipular bonecos presos a manetes, possibilitando o controle dos bonecos.

 

Leia o regulamento

Como funciona 
Parágrafo Primeiro: Resumo da modalidade

É uma espécie de futebol de mesa. O jogo é inspirado numa partida e futebol que consiste em manipular bonecos presos a manetes, possibilitando o controle dos bonecos.

Parágrafo Segundo: Das regras da competição

 

Art. 1°- A modalidade TOTÓ  deve ser compostas por dupla ou seja, 2 (dois) pessoas. Lembrando que cada complexo de favela deve trazer uma equipe masculina e uma equipe feminina. A partida será finalizada quando a primeira dupla marcar 7 (sete) pontos. Se num tempo de 10 (dez) minutos nenhuma das duplas tiverem alcançado a  pontuação, ganha quem estiver com mais pontos. Os jogos serão realizados em dupla. Todas as partidas serão classificatórias.

 

Dentre as regras destacam-se: 

 - Terá direito a escolha do campo quem ganhar no “par ou ímpar”.

 - O jogo começará na sorte, ou seja, o juiz iniciará o jogo colocando a bola no “buraquinho” e time que encostar na bola primeiro, terá a posse de bola.

- Após convertido o primeiro gol, a bola deverá sair da defesa que sofreu o gol.

- Uma vez colocada em jogo, a bola deverá continuar sendo disputada até que ela saia da mesa, seja declarada bola parada, seja pedido tempo ou um GOL seja marcado.

- Uma bola que pule para cima e volte para dentro do campo, é considerada bola em jogo.

- Uma bola que pule e bata em qualquer parte que pertença à área interna da mesa, e não tenha intervenção de qualquer pessoa ou outro objeto que não pertença à mesa, será considerada bola em jogo.

- A bola que sair da mesa deverá ser colocada de volta no meio de campo pelo Juiz.

- Será declarada \\\\\\\"bola parada\\\\\\\" a bola que estiver totalmente estática e fora de alcance de qualquer jogador.

- A mesma deverá ser iniciada no meio de campo pelo Juiz, sem preferência para qualquer um dos lados.

Não será permitido bater ou entortar a barra para \\\\\\\"alcançar\\\\\\\" uma bola parada ou em movimento. Se essa regra for desrespeitada será considerada uma falta leve, com penalidade de perda de posse de bola para o time oposto.

 - Será permitido girar a barra para fazer uma jogada, desde que o giro seja controlado e não ultrapasse uma volta completa de 360º, caso o jogador perca o controle e a barra gire mais do que o permitido e resultar em gol, o mesmo será anulado.

- Um giro ilegal intencional será penalizado com um pênalti do time oposto e um giro não intencional com perda da posse de bola para a defesa oposta. Caberá ao Juiz decidir se um giro foi ilegal ou não, intencional ou sem querer.

- Não será permitido bater, levantar ou executar qualquer manobra na mesa que dificulte ou atrapalhe o domínio da bola enquanto o time oposto estiver com a posse da mesma, e/ou com a bola em jogo, só será permitido bater na mesa (com as barras) apenas o time que estiver com posse de bola.

- Uma batida não intencional que não prejudique o time oposto, não será penalizada, mas deverá sofrer uma advertência do Juiz, que é quem vai decidir como interpretar a batida.

- Durante a partida não será permitido de qualquer forma que o jogador coloque a mão dentro da área de jogo por qualquer motivo que seja.

 

Art. 2°-

- Uma bola que entre no gol e caia será contada como 1 ponto.

- Gol de goleiro vale 2 pontos desde que seja direto, ou seja, sem encostar em nada.

- Na dúvida se o gol foi válido ou não, caberá ao Juiz decidir.

 

Parágrafo Terceiro: Das penalidades

 

Art. 3°-PENAS:

- Leve: Perda da posse de bola, reversão para a defesa oposta.

- Média: Pênalti.

 - Grave: Perda da partida.

 - Gravíssima: Eliminação definitiva do campeonato.

 - Cabe ao Juiz decidir a que tipo de advertência será dada ao jogador (advertência ou expulsão). 

 

QUALQUER PARTICIPANTE QUE COMETER ALGUM ATO DE VIOLÊNCIA DURANTE O EVENTO SERÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO DA COMPETIÇÃO. 

 

Os JOGOS DA RUA são uma iniciativa da Central única das Favelas (CUFA) responsável pelo desenvolvimento deste regulamento.  Todos os critérios foram criados para oferecer uma melhor dinâmica as atividades e garantir que o público geral (Crianças, jovens e adultos) possa participar da competição.

É de inteira responsabilidade do participante está ciente das obrigações e das regras citadas neste regulamento a fim de desenvolvê-las de acordo com a normativa do evento.

 

 

 

Modalidades
Amarelinha Estilingue Pião
Basquete de Rua Futebol de Botoão Pipa
Batalha de B. Boys Futebol Free Style Queimado
Batalha do Passinho Golzinho Sinuca
Capoeira Malha Skate
Corda Pau na Lata Sueca
Dominó Peteca Totó

Contato: contato@jogosdarua.com.br
Redes Sociais




Copyright © 2014 - Jogos da Rua, todos os direitos reservados.