Como funciona

É um jogo popular no Brasil, em Portugal e Angola. Para jogar, são necessários quatro jogadores, divididos em duplas, sentados à volta da mesa, de modo que cada dupla fique a frente uma para a outra.

O baralho de sueca não contém as cartas \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"8\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\", \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"9\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\" e \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"10\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\" (da mesma forma que o truco).

 

Leia o regulamento

Como funciona 
Parágrafo Primeiro: Resumo da modalidade

É um jogo popular no Brasil, em Portugal e Angola. Para jogar, são necessários quatro jogadores, divididos em duplas, sentados à volta da mesa, de modo que cada dupla fique a frente uma para a outra.

O baralho de sueca não contém as cartas \\\\\\\"8\\\\\\\", \\\\\\\"9\\\\\\\" e \\\\\\\"10\\\\\\\" (da mesma forma que o truco).

 

Parágrafo Segundo: Das regras da competição

 

Art. 1°- A modalidade SUECA será realizada no sistema mata-mata e obrigatoriamente  deve ser apresentada em dupla. Lembrando que cada complexo de favela deve trazer uma dupla feminina e uma dupla masculina. A partida deverá ser finalizada quando acabam as cartas da partida. Ganha a equipe que somar mais pontos.

Dentre as regras destacam-se:

 - As favelas serão divididas em 4 grupos de 8 . O vencedor de cada grupo segue para a semi final.

- Cada equipe terá um capitão devidamente identificado.

- Não será permitido alterar as equipes depois do encerramento das inscrições e cada jogador só pode inscrever-se e participar de uma equipe.

- Os baralhos de cartas utilizados nos JOGOS DA RUA – MODALIDADE SUECA são, exclusivamente, disponibilizados pelos membros responsáveis pela organização do evento.

- Cada baralho de cartas é constituído por 40 (quarenta) cartas, ou seja, pelos ases, setes, reis, valetes, damas, sena, quina, quadra, terna e duque dos quatro naipes (Espadas, Paus, Ouros e Copas).

- São retiradas do baralho de cartas todas as cartas Joker, oito, nove e dez de cada naipe. 

- Cada baralho totaliza 120 (cento e vinte) pontos.

- Para escolher a primeira pessoa a embaralhar as cartas, uma carta do baralho deverá ser retirada por cada jogador. O jogador que conseguir tirar a carta mais alta será aquele a quem compete embaralhar as cartas, passando, de seguida, o baralho ao seu parceiro (a pessoa à sua frente) para que este divida ou “parta” o baralho.

- Depois de o baralho ter sido “partido”, o jogador que realizou esta tarefa passa-o ao jogador adversário que se encontra à sua direita, para que este possa distribuir as cartas pelos jogadores.

- A distribuição das cartas é sempre feita de cima para baixo no baralho

- O jogador que distribui o jogo terá de escolher o “trunfo”, que é a primeira carta a ser retirada fortuitamente do baralho e que determina qual o naipe (Ouros, Copas, Paus ou Espadas) que se sobreporá aos outros.

- O jogador que está a dar as cartas pode retirar o “trunfo” da parte de cima ou de baixo do baralho, alterando com isso a forma de distribuir as cartas.

 - Se o jogador retirar o “trunfo” escolhendo a primeira carta do topo do baralho, deverá começar por retirar 9 (nove) cartas para si (9 cartas+1 carta do trunfo que virou = 10 cartas) e distribuir as restantes cartas no sentido dos ponteiros do relógio, dando 10 cartas a cada um dos restantes jogadores.

- Se o jogador retirar o “trunfo” escolhendo a última carta do fundo do baralho, terá de distribuir 10 (dez) cartas ao jogador que se encontra à sua direita e assim sucessivamente no sentido oposto ao sentido dos ponteiros do relógio, distribuindo o resto das cartas aos restantes jogadores e ficando com as últimas 9 (nove) cartas para si (as quais juntará ao trunfo que virou inicialmente, totalizando também 10 (dez) cartas).

- Só depois de todas as cartas terem sido distribuídas é que a partida tem início

- O objetivo de cada equipe consiste em ganhar as cartas para somar o maior número possível de pontos, sendo vencedora a equipe que alcançar mais de 60 (sessenta) pontos.

- Os parceiros/equipe devem jogar frente a frente numa mesa de 4 (quatro), seguindo o sentido anti-horário.

- Começa a partida, o jogador que se encontrar à direita de quem distribuiu as cartas sendo os restantes obrigados a assistir ao jogo; ou seja, consoante o naipe da carta que for jogada pelo primeiro jogador, os restantes terão de jogar uma carta do mesmo naipe, independentemente de o seu valor ser superior ou inferior.

- Se um jogador não tiver nenhuma carta do mesmo naipe, fica impossibilitado de assistir podendo, nesse caso, jogar uma carta de outro naipe à sua escolha, incluindo o “trunfo”, se assim pretender.

 

Art. 2°-

- Ganha a jogada quem apresentar a carta mais alta do naipe inicial ou o “trunfo” mais elevado.

- Cada jogo é composto por 10 (dez) cartas e ao fim de cada partida haverá uma equipe vencedora. 

  

Parágrafo Terceiro: Das penalidades

 

Art. 3°- Será penalizado o participante que:

-Tente trapacear durante o jogo

-Falar ou se expressar através de gestos durante a partida

-Desrespeitar jurados, participadores ou organizadores do evento será considerado motivo para desclassificação automática. 

- Não respeitar as demais regras expostas neste regulamento.       

 

QUALQUER PARTICIPANTE QUE COMETER ALGUM ATO DE VIOLÊNCIA DURANTE O EVENTO SERÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO DA COMPETIÇÃO.

 

  

Parágrafo Quarto: Do critério de desempate

 Art. 4° Em caso de empate as cartas serão misturadas e os capitães das respectivas duplas vão escolher uma carta (não identificada). Quem tiver a maior carta ganha.

  

Parágrafo Final: Do regulamento

 

Os JOGOS DA RUA são uma iniciativa da Central única das Favelas (CUFA) responsável pelo desenvolvimento deste regulamento.  Todos os critérios foram criados para oferecer uma melhor dinâmica as atividades e garantir que o público geral (Crianças, jovens e adultos) possa participar da competição.

É de inteira responsabilidade do participante está ciente das obrigações e das regras citadas neste regulamento a fim de desenvolvê-las de acordo com a normativa do evento.

Modalidades
Amarelinha Estilingue Pião
Basquete de Rua Futebol de Botoão Pipa
Batalha de B. Boys Futebol Free Style Queimado
Batalha do Passinho Golzinho Sinuca
Capoeira Malha Skate
Corda Pau na Lata Sueca
Dominó Peteca Totó

Contato: contato@jogosdarua.com.br
Redes Sociais




Copyright © 2014 - Jogos da Rua, todos os direitos reservados.