Como funciona

O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.

Leia o regulamento

Parágrafo Primeiro: Resumo da modalidade

O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.

 

Parágrafo Segundo: Das regras da competição

 

Art. 1°- A modalidade DAMA  deve ser jogada individualmente. A partida deverá ser finalizada quando o competidor capturar todas as peças do adversário ou quando terminar o tempo total 07 (sete) minutos. Nesse caso vence quem estiver em vantagem.

 

Dentre as regras destacam-se:

 

O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. A escolha das pedras será em par ou ímpar.

 

A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.

A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela andapara frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.

A captura é obrigatória. Não existe sopro.Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas.

A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.

A pedra e a dama podem capturar tanto para frente comopara trás, uma ou mais peças.

Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).

A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar,não será promovida à dama.

Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça.

Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.

Empate:
Após 20 lances sucessivos de damas, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
Finais de:
2 damas contra 2 damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra uma dama e uma pedra;
uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.

 

Parágrafo Segundo: Das penalidades

 

Art. 2°- Será penalizado o participante que:

-Tentar trapacear durante o jogo

-Desrespeitar jurados, participadores ou organizadores do evento será considerado motivo para desclassificação automática. 

- Não respeitar as demais regras expostas neste regulamento.

       

QUALQUER PARTICIPANTE QUE COMETER ALGUM ATO DE VIOLÊNCIA DURANTE O EVENTO SERÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO DA COMPETIÇÃO. 

Parágrafo Final: Do regulamento

Os JOGOS DA RUA são uma iniciativa da Central única das Favelas (CUFA) responsável pelo desenvolvimento deste regulamento.  Todos os critérios foram criados para oferecer uma melhor dinâmica as atividades e garantir que o público geral (Crianças, jovens e adultos) possa participar da competição.

É de inteira responsabilidade do participante está ciente das obrigações e das regras citadas neste regulamento a fim de desenvolvê-las de acordo com a normativa do evento

Modalidades
Amarelinha Estilingue Pião
Basquete de Rua Futebol de Botoão Pipa
Batalha de B. Boys Futebol Free Style Queimado
Batalha do Passinho Golzinho Sinuca
Capoeira Malha Skate
Corda Pau na Lata Sueca
Dominó Peteca Totó

Contato: contato@jogosdarua.com.br
Redes Sociais




Copyright © 2014 - Jogos da Rua, todos os direitos reservados.